O Governo Federal, a partir do Programa Dignidade Menstrual, ofertará gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular do Brasil absorventes para pessoas de baixa renda que estejam matriculadas em escolas da rede pública, em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. Saiba mais falando com um de nossos atendentes.”
COMO ACESSAR O BENEFÍCIO
Podem receber o item de higiene nas unidades credenciadas do Farmácia Popular, brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, têm entre 10 e 49 anos de idade, estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
PARA SABER MAIS, DISQUE 136 E SIGA O PASSO-A-PASSO ABAIXO
“Tecle 1, para informações sobre Programas do Ministério da Saúde.”
a) “Programa Dignidade Menstrual, tecle 1.”
Disseminação Eletrônica – “O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal para cuidar da saúde das pessoas que menstruam, garantindo que essas pessoas acessem espaços tendo os seus direitos respeitados. Além disso, o programa busca promover a equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos.”
“Para saber quem tem direito a receber os absorventes gratuitos, tecle 1.”
Disseminação Eletrônica – “O Programa Dignidade Menstrual é para todas as pessoas que menstruam, tanto brasileiras como estrangeiras, que tenham entre 10 e 49 anos. Para participar, é preciso estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter um CPF válido. e se enquadrar em uma das seguintes situações:
- estar matriculada em escola pública e ter baixa renda; ou
- estar em situação de rua; ou
- estar em situação de vulnerabilidade social extrema; ou
“Para saber onde retirar e o que é preciso, tecle 2.”
Disseminação Eletrônica – “Basta encontrar uma farmácia que faz parte do Programa Farmácia Popular identificada com um cartaz do Programa; ao visitar a farmácia, leve consigo um documento de identificação oficial com foto e o número do CPF. Não se esqueça também de ter a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, que deve ser gerada pelo aplicativo do sistema Android e IOS ou site do Meu SUS Digital.
Se precisar de mais informações ou encontrar dificuldades para retirar os absorventes, tecle 9 e converse com um dos atendentes. Você também pode obter informações em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência da Assistência Social, Escolas da rede pública e Centros de Acolhimento e Consultórios na Rua.